O que é amadurecer?

A música “Era uma vez”, da Kell Smith, fala que o joelho ralado dói bem menos que o coração partido. Vejo as pessoas falarem isso como se ela tivesse proclamado uma verdade universal, afinal de contas o joelho ralado a gente sabe como tratar.

Para o joelho ralado temos remédio e com o tempo ele vai cicatrizar, certo? O coração partido é a mesma coisa, a gente vai cuidar daquela ferida enquanto o tempo nos ajuda a levar a vida em frente e processar o machucado.

Mas pra não parecer tão injusto, podemos traduzir essa frase da música para “o amadurecimento físico é tranquilo perto do amadurecimento emocional”. A gente sabe lidar com o joelho ralado, mas não sabe lidar com o coração partido e com a realidade, às vezes nem tão maravilhosa, do mundo.

Amadurecer e crescer

Então a gente cresce e percebe que é possível viver bem mesmo depois de entender que o mundo não é o melhor lugar. Na verdade não temos muita opção não é? Na vida adulta tudo precisa ser encarado de frente e nós somos finalmente responsáveis por nós mesmos.

E é tão engraçado como muitas vezes olhamos para uma fase passada e sentimos saudade, ou até mesmo imaginamos como seria o presente se o passado tivesse sido diferente. Ficamos pensando sobre o que passou e o que virá como se tivéssemos pleno controle sobre isso.

Amadurecer é entender que a felicidade mora no caminho

Já que o passado e o futuro não nos pertencem, então vale a pena fazer um esforço em aproveitar os momentos ao máximo e ser feliz no presente, no durante, HOJE. No sentido literal mesmo. Pegar o que ficou de bom até dos momentos mais difíceis. Será possível?

Tudo que acontece na nossa vida acaba somando de alguma maneira. Tem coisas que parecem que roubam muito mais o nosso tempo do que somam de fato? Tem! Mas se pararmos para observar, as coisas ruins também nos ensinam grandes lições, ou até mesmo nos preparam para as próximas etapas da vida.

Mas como a maturidade pode ser vista por diversos ângulos, perguntamos para as pessoas “O que é amadurecer?”  e trouxemos as melhores respostas para o blog.

The Ultimate Fighter Undefeated GIF by UFC

Amadurecer é buscar autoconhecimento

Quem segue a gente no youtube e por aqui sabe o quando falamos na importância de se conhecer. Você precisa saber seus limites e suas capacidades para enfrentar tudo nessa vida com mais tranquilidade.

“Amadurecimento para mim, também é autoconhecimento! Quando realizamos o exercício do autoconhecimento, reconhecendo nossos pontos fracos e nossos pontos fortes, automaticamente teremos mais facilidade para lidarmos com as adversidades da vida. Não focar no negativo, mas sim usá-lo de trampolim para nos tornarmos pessoas melhores.” – Mariane Réus (@marianereus)

Conhecer a cultura que nos moldou

Sponge Bob No GIF

Saber que somos construídos e influenciados direta e indiretamente pela cultura e sociedade é um super alerta também para o autoconhecimento. Quando você sabe quem você é, independente do que foi imposto, você se torna livre.

“Amadurecer, ao meu ver é a capacidade de entender os próprios valores, é reconhecer/entender a própria moral, conhecer a cultura que te formou/forma e te guia.” – Mateus Rosa (@mateusrosaph)

Não ser influenciado por pensamentos ruins a nosso respeito

Not Today No GIF by Shalita Grant

Nem sempre as pessoas estão certas sobre nós. Então siga o conselho da Jé e não se deixe levar por coisas que as pessoas pensam de você. Inclusive, não se deixe levar pelos seus próprios sentimentos negativos a seu respeito e foque em valorizar o que você tem de melhor.

“Amadurecer, no meu caso, é perceber que não podemos mais nos deixar levar por pensamentos ruins ao nosso respeito e também parar de se importar com a opinião alheia“. É perceber que a vida é muito mais que trabalhar e pagar boletos. Amadurecer é crescer nosso interior, nossa mente, ampliar conhecimentos e realizar sonhos com a certeza que estamos no caminho certo e que tudo tem um porquê.” Jéssica Dias Guollo (@jessicadg_)

Ter consciência dos nossos atos

Seinfeld Flirting GIF

Nada mais maduro que assumir que a gente merece as coisas boas e se responsabilizar pelas “cagadas”. A Dani traduziu muito bem esse pensamento:

“Amadurecer é ter consciência dos nossos atos e parar de culpar os outros pelos nossos fracassos! Em contraponto é também parar de dar crédito aos outros pelas nossas conquistas.” – Dani Antunes (@fotografademulheresreais)

 

E Karol também acha, viu?

“Amadurecer pra mim é aceitar que sou responsável por todos os meus sorrisos e minhas lágrimas. (Sim, sou protagonista da minha história – clichezinha). Além claro, de responsável pelos meus boletos.” – Karol Casagrande  (@karolcasagrand3)

O caminho é mais fácil se feito com amor

Sarah Paulson Thank You GIF by The Late Show With Stephen Colbert

Encarar os problemas com leveza não é uma tarefa simples, que basta ser decidida e executada. Levar o caminho com amor é um exercício, nem sempre fácil de fazer, mas com certeza recompensador.

“Amadurecer é aprender com a vida, sabendo contornar as situações diversas com calma e perseverança. É entender que é errando que se aprende e que o caminho fica mais fácil se feito com amor. – Carol Matos (@carolmatosmusic)

De alguma maneira todas elas se complementam, será que da pra acrescentar mais alguma coisa aqui! Conta pra gente, o que é amadurecer pra você?

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário