Olhar para dentro de si é um desafio

Olhar para dentro de si é um desafio

Não há como negar que existem milhares de coisas a todo tempo nos distraindo. Em um mundo aonde a informação chega em um piscar de olhos, tudo pode ser interessante. Inclusive, a vida do vizinho. Por isso, olhar para dentro de si é um desafio.

Posso dizer sem medo de errar que olhar para fora é fácil. Olhar para o outro e principalmente para os defeitos dele, além de fácil é de algum modo, sedutor. Como é mais fácil ir a janela, sentir o vento passar em seu rosto e sem nenhuma dificuldade, apontar o dedão na cara do coleguinha e mostrar milhares de defeitos.

Vamos fazer um teste que ilustra bem isso. Pense no seu colega de trabalho, ou naquele amigo próximo e me responda. O que você não gosta nele? Quais são os seus piores defeitos? Agora me responda de forma rápida, quais são os seus defeitos?

Tão importante quanto sabermos de nossas qualidades, saber de nossos defeitos são vitais para uma convivência harmoniosa, seja ela com sua família, amigos, ou até mesmo com estranhos. Isso claro, se você não que viver isolado. Por falar nisso, você precisa ler:

Solidão ou Liberdade?

Qual o problema de não olhar para dentro de si mesmo?

Você provavelmente conhece alguém que ás vezes precisa de um pouco de “Semancol”? Esse tipo de pessoa se mostra inconveniente em diversos momentos. São os chatos do role, aqueles que ninguém gosta, mas de alguma forma, ninguém se manifesta.

Nessas horas, aquela coisa de apontar o dedo na cara e falar umas verdades, seria essencial. Mas o que nos faz travar quanto a isso, é talvez, o mesmo motivo pelo qual achamos a pessoa inconveniente.

Esse tipo de pessoa, dificilmente sabe que está fazendo algo desagradável. Simplesmente por achar que todas as suas ações são corretas e pasme, legais. Quem nunca agiu assim? Em um momento ou outro, seremos sim inconvenientes. Mas quando se trata de uma raridade, posso dizer que é algo realmente normal. Principalmente se entendermos as críticas.

Mas algumas pessoas simplesmente ignoram as críticas e se quer fazem uma autorreflexão. Por que as pessoas não gostam da minha presença? O que eu faço que não está agradando elas?

Não estou aqui dizendo para você agradar a todos, de forma alguma. Até porque isso requer muitas vezes uma mudança da qual transformaria você em outra pessoa. O que estou dizendo é para realmente fazermos essa autocritica. Essa avaliação das pequenas coisas. Muitas delas são pequenas e fáceis de serem resolvidas.

Olhar para dentro de si é um desafio

Além da autocritica e da mudança de postura mediante a algumas coisas das quais afetam a nossa convivência com as pessoas. Olhar para dentro de si é um desafio. Principalmente porque geralmente encontramos coisas das quais não gostamos.

Quem sabe melhor dos nossos defeitos que nós mesmos? Realmente, ninguém. A verdade é que geralmente fazemos vista grossa para nossos próprios defeitos. Primeiro porque o simples fato de ser nosso, já nos machuca. Segundo, porque talvez muda-los seja algo tão radical, que nem estejamos preparados para tal.

Outro problema que enfrentamos ao olhar para dentro, são os sonhos não realizados. Ahh como isso machuca! Principalmente quando percebemos que esses sonhos só dependem de nós. Nos culparmos por algo, com certeza é uma das piores sensações. Você já sentiu essa dor? Provavelmente já. A dor do remorso é uma das coisas mais terríveis e arrasadoras que podemos enfrentar.

Inclusive, essa mesma dor aparece quando fazemos as escolhas erradas ou simplesmente não fazemos escolha alguma. Olhar para dentro de si e enxergar nossos fracassos, também é algo que corroí a alma. Voltar ao passado e ver o quão bobos, ou errôneos fomos, é de se desmanchar em lágrimas. Mas vou te falar uma coisa e espero que você realmente olhe para dentro de si e projete algo bom…

Por que olhar para dentro de si é tão importante?

Nossa vida não pode ser apenas passado. Muita gente vive de frutos que estão secos. Pare de olhar pelo retrovisor. Pare de se lamentar pelo que você fez e até mesmo pelo que deixou de fazer. Escolhas erradas? Quem nunca? Vida, nós só temos uma e acredite, não é longa.

Olhar para dentro de si é importantíssimo para entendermos que o que somos hoje é fruto daquilo que passamos. Que nossas qualidades são sim resultado da soma de todas as nossas vivencias. Tendo isso em mente, nossos defeitos podem ser transformados assim como tudo em nossa vida.

Nossas frustrações de sonhos não realizados talvez não desapareçam do dia para a noite, mas que tal traçar um objetivo e correr atrás do que você gosta, do que você ama? O impossível se torna possível quando alguém faz, quando alguém realiza. Então não diga que você não pode, que você não consegue ou que o seu sonho é impossível. Mexa-se, essa é a única forma daquilo que você tanto deseja, possa se tornar realidade.

Mas se de alguma forma, você continuar olhando para trás e achando que sua vida, seu tempo foi gasto. Preste bem atenção! Não existe pior tempo gasto, que olhar para trás e acredite, você tem todas as respostas que precisa.

Mesmo assim, se por um acaso você não conseguir essas respostas, talvez esse texto te ajude:

O segredo para a felicidade é simples e você não sabe

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Tags : Joelson MadeiraOlhar para dentro de si mesmoReflexãoSaúde