Solidão ou liberdade?

Solidão ou liberdade?

Solidão ou liberdade? Eita! O que uma coisa tem a ver com a outra? Deixa eu te explicar:
Você chega em casa, faz um café, daquele bem cheiroso e gostoso, sabe? Aquele café que tem cheirinho de mãe. Então senta no sofá, pega uma xícara de café, olha para o lado e não vê ninguém. O que você sente? Liberdade ou solidão?

Solidão e liberdade muitas vezes se confundem. Muitas pessoas encontram na solidão seu viés de liberdade. Como se todo o resto, fosse seu carma, então, sua própria companhia é a mais perfeita forma de liberdade.

De uma forma ou de outra, eu concordo, apesar de achar que a liberdade pode ser encontrada de outras formas e daqui a pouco eu te explico. A verdade é que solidão, liberdade e paz estão todas relacionadas, desde que, essas coisas sejam frutos de uma escolha.

Solidão que não é resultado de uma escolha, pode ser chamada de angustia, tristeza e até mesmo, de acordo com quem está sozinho no mundo, de total abandono. Solidão que não é escolha dói na alma. Por isso, vamos começar por essa…

Solidão que machuca

Isadora Brigido Fotografia

No mundo de hoje é comum acharmos pessoas que mesmo estando rodeados de outras pessoas se sentem completamente sozinhas. Isso porque solidão antes de qualquer tradução de um dicionário, é um ponto de vista.

Lembra lá em cima, quando eu falei de solidão e liberdade. Naquele caso, ambos eram a mesma coisa, mas o modo que você os enxerga, pode dar sentido a um ou a outro. E é exatamente nesse ponto que eu quero chegar. A importância da sua visão para os sentidos da vida.

Solidão pode ser uma escolha, não muito difícil

Infelizmente, muitas pessoas focam em um determinado caso, ou até mesmo em alguém e por não ter isso ou aquilo, acabam se sentindo frustradas. Com isso, a solidão é uma saída sólida e não muito difícil de ser alcançada.

É como se você fugisse de seus problemas se isolando do mundo, mas tem um grande porém. Como você faz para fugir de si mesmo? E é aí que se esconde um grande perigo. O poço que você mesmo cava. Que ninguém sabe que você está cavando e quando você está quase sem saída, quase se afogando, você solta o último grito de socorro. E só o solta, porque realmente não tem mais para onde cavar.

Então vem inúmeras reações diferentes. Tem pessoas que vão se surpreender: “Mas poxa, o cara sempre foi tão alegre, por que ele está assim agora?”. Tem os que não vão te entender: “Ahh mas ele só está tentando chamar atenção”. Tem os que vão te julgar: “Isso aí é frescura de gente desocupada”. Tem os que vão querer te ofender: “Vai criar vergonha na cara e vai trabalhar o vagabundo”. E têm os que te amam, que felizmente vão tentar entender a situação.

Mas no fim, nenhuma dessas respostas vão resolver o teu problema. Sabe por que? Porque só você pode resolver os seus problemas. O mais engraçado é que na maioria das vezes as pessoas até esquecem dos problemas que as levam para a solidão e focam apenas nisso. No fim, acaba se tornando um lupe eterno e mais uma vez você precisa lembrar que, solidão é uma ótica. E o pior, é a sua ótica. Enquanto você não quiser enxergar pelo lado positivo, solidão será sempre uma bosta.

Solidão: quando você muda o seu ponto de vista

Pense comigo: se você está rodeado de pessoas e mesmo assim se sente sozinho(a), tente pensar quantas pessoas se importam com você. Quantas pessoas fariam de tudo para te ver sorrir. Quantas pessoas sairiam das suas casas nesse exato momento para te socorrer caso fosse preciso. Agora me responda: você está mesmo sozinho(a)?

Dificilmente estamos completamente sozinhos e tão difícil quanto isso é não termos ninguém que nos ame. A verdade é que nem sempre enxergamos desse modo, os pequenos detalhes nem sempre nos são apresentados dessa forma. Talvez, esse texto não sirva para absolutamente nada, pois você continua não querendo enxergar. Mas, se de repente, uma luz aparecer no fim do túnel, agarre-a!

Solidão ou liberdade?

Isadora Brigido Fotografia

Agora vamos para a parte daqueles que só pensam em voar. Os amantes da solidão. Enquanto uns detestam essa coisa de estar sozinho tem outros que simplesmente lutam para conquistar isso. Mas uma vez, solidão e liberdade se confundem e só se diferem pela ótica. Até porque esses amantes da liberdade só a amam, exatamente porque escolheram estar sozinhos e mais do que isso, sempre tem pessoas em volta.

Claro que têm os que vão preferir ir para o meio do mato morar sozinhos. Sem ninguém a não ser a companhia da mãe natureza, mas não é dessa exceção que eu quero falar. Quero mostrar o quão importante é a ótica e como nós reagimos a ela.

Dificilmente você vai encontrar um amante da solidão que não tem uma vida emocional solida. Para você se sentir bem sozinho, há a necessidade de você sentir que não está sozinho. Quando a vida te bagunça e te deixa sem saída, o que você mais quer é o colo de alguém que você ama. E talvez seja esse o segredo dos amantes da solidão, não estar de fato sozinho.

Do outro lado da linha, tem os que morrem de medo de estarem completamente sozinhos…

Existem pessoas que tem medo da solidão

Ter medo de ficar sozinho é tão comum que se dermos um chute em uma arvore (não faça isso) cai uns dez. Isso porque no mundo aonde as relações são voláteis, instáveis e nenhum pouco sólidas, as pessoas simplesmente morrem de medo de que seus castelos de areia sejam destruídos.

Mas por que castelos de areia? Meu amigo ou minha amiga, se você está em um relacionamento, aonde sente que está pisando em ovos, sinto lhe informar, mas seu castelo é de areia. E tudo bem sentir medo dele desmoronar e você ficar sozinho(a).

Sabe como faz para construir um castelo que não seja de areia? Sendo você a base sólida! Vou te explicar melhor nesse texto:

O segredo para a felicidade é simples, mas você não sabe

Agora que você entendeu o motivo pelo qual você deve ser a base sólida para qualquer tipo de relacionamento, talvez, o relacionamento que você tem com você mesmo, não seja mais um problema e o medo de ficar sozinho(a) tenha desaparecido.

Bom se fosse assim fácil não é? Eu sei que isso é algo que leva tempo, mas o mais importante é que você entenda: você é a base para a sua felicidade. Nada nem ninguém pode substituir isso. Não coloque sua felicidade em coisas, muito menos se for em coisas futuras. Concentre-se no que importa e com certeza você será feliz, independente se for com alguém, ou sozinho(a).

A solidão só é um bicho de sete cabeças, quando nós damos a ela esse poder e mais uma vez parte de nós, dos nossos sentidos e da nossa ótica sabermos o que é bom ou ruim para nós. O que você deve evitar é precisar de alguém ou algo para manter-se equilibrado.

No fim, liberdade e solidão se confundem. E só você tem a chave de acesso para um ou para o  outro. Qual o lado que você quer ir? “Ahh Joelson, eu gosto da liberdade, mas tenho pavor a solidão.” Como eu disse, você pode alcançar a liberdade de outras formas e é o que eu vou te explicar resumidamente aqui.

Liberdade

Isadora Brigido Fotografia

Liberdade é a sensação de se sentir livre. OoOOOOOoo, sério? Sim, mas como e quando você se sente livre? Viu, é lógico mas não é tão fácil assim de responder. O importante é entender que algumas pessoas encontram essa sensação de estar livre, quando não tem ninguém por perto. Mas a mesma sensação pode ser sentida de outras formas. Como por exemplo, quando você alcança o topo de uma montanha, abre os braços e sente o vento bater em seu rosto. Isso pode lhe causar uma sensação de liberdade.

Entendendo isso, você pode aplicar em diversas outras ocasiões, estando com alguém ou não. Liberdade só é liberdade quando você sente. Tendo isso em mente, aproveite do modo que você preferir.

O que eu quero com esse texto?

Bom, o que eu quero é que você realmente entenda que solidão não é um bicho de sete cabeças. Que ela reage de acordo com o que você quer e que você não é um refém disso. Você escolhe se sente esse ar fresco da liberdade, ou se senta no porão e chora, por causa dessa tal solidão.

Olhe para o lado, veja as pessoas que te rodeiam. Algumas delas fariam de tudo por ti, então aproveite esse carinho, esse amor. Se você tem algum problema, desabafe. Colocar para fora é sempre o melhor jeito de começar a resolver os problemas e pode ter certeza, alguém vai ter vontade de te escutar.

Mais uma vez eu reforço, o Entre Cabelos e Barba está aqui de braços abertos para te ouvir e te receber. Se você está se sentindo sozinho, podemos ser sim seu ombro amigo. Se isso aqui foi um impulso para você largar aquilo que estava te machucando e encarar a vida de peitos aberto porque sabe que solidão é uma escolha. Queremos ler o seu depoimento.

Mas se a dor for tão grande que você não consegue se abrir com ninguém, nós recomendamos um profissional. Existem pessoas capacitadas, que estudaram muito para te ajudar. Por isso, procure sempre que possível a ajuda de um psicólogo.

No mais, espero ter te ajudado em algo e espero que você me ajude dando seu feedback aqui nos comentários. Muito obrigado!

Não esqueça de deixar seu comentário, ele é muito importante para mim. Quero saber o que você acha sobre esse tema!


Todas as imagens usadas nesse texto são de autoria da fotógrafa Isadora Brigido. Para conhecer mais do trabalho dela, visite sua página no Facebook:

Isadora Brigido Fotografia 

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Tags : A liberdade machuca os que estão livres mas não querem voarEstar sozinhoFelicidadeLiberdadeSolidão